Governo de Goiás

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás

Procure o que você precisa:
Domingo, 22 de Setembro de 2019
Destaque Home Notícia
Governador lança Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecidas de Goiânia
11/12/2014 17h34

Governo do Estado, por meio da Sectec, é parceiro em complexo tecnológico privado que agregará valor à economia de Goiás e do Brasil. Governador destaca parceria com o prefeito Maguito Vilela. Parque será referência nacional e internacional, afirma secretário Mauro Faiad

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), lançou nesta quinta-feira (11/12), em solenidade no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Inov@parecida – Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, cujas obras começam imediatamente, às margens do Anel Viário, na região do Distrito Industrial do município.

O governador Marconi Perillo afirmou durante o lançamento que o Inov@parecida é um complexo tecnológico que “agregará muito valor” à economia de Goiás e do Brasil. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Faiad, o parque será referência nacional e internacional.

A Sectec implantará no local unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), em área de 6 mil m2 doada pelos investidores, que oferecerá educação profissional e serviços para o desenvolvimento tecnológico e inovação das empresas. O parque tem como gestora para fins de ciência e tecnologia o Instituto Reger de Educação, Cultura e Tecnologia, associação civil, com personalidade jurídica de direito privado.

Trata-se do terceiro parque tecnológico do Estado a partir da iniciativa da Sectec. O empreendimento de Aparecida de Goiânia será executado por um consórcio que reúne os grupos empresariais JC Investimentos S/A, Grupo Terra e RC Empreendimentos Imobiliários. “A estrutura estimula a criação de empregos e o desenvolvimento regional, com profissionais talentosos e a atração de novos investimentos que vão oferecer maior competitividade para produtos goianos”, afirma Faiad.

O governador destacou a importância de Aparecida de Goiânia para o crescimento econômico de Goiás. “É um polo estratégico de investimentos, especialmente por sua localização no Eixo de Desenvolvimento Goiânia-Brasília”, argumenta Marconi, ao ressaltar que o município conta com acesso às BRs-153 e 060, que abrigam hoje um dos maiores parques industriais do Centro-Oeste.

O prefeito Maguito Vilela (PMDB) agradeceu o governador pelas obras que o Estado desenvolve no município, consideradas estratégicas para consolidação de Aparecida de Goiânia como uma das cidades que mais crescem no País. Ele listou a iluminação da BR-153, construção da Avenida da Paz, investimentos em saneamento básico, expansão de polos industriais, descolamento da BR-153 do perímetro urbano, além do compromisso, feito pelo governador na solenidade, de construção do Centro de Cultura e Convenções. “Aparecida dará um salto inimaginável, com investimentos próximos a R$ 700 milhões”, afirma o prefeito.

Participaram da solenidade, o vice-governador José Eliton, deputados estaduais e federais, líderes políticos, dirigentes de associações empresariais do Estado e de Aparecida de Goiânia, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, representantes da UFG, PUC, Alfa, Uni Evangélica, dentre outras instituições de ensino superior.


INOVAÇÃO
O Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecida é privado, mas recebe incentivos do Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), que vincula a concessão dos incentivos fiscais (desconto de 98% no ICMS) à instalação de empresas não poluidoras e que tenham a pesquisa e desenvolvimento entre suas atividades finalísticas – ou seja, produzam conhecimento capaz de melhor a produção e a produtividade. Outros dois Parques Tecnológicos estão em implantação em Goiás: um no Câmpus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outro na região do Daia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Faiad, ressalta a importância de viabilizar os setores produtivo e acadêmico num mesmo lugar. “O Inov@parecida representa a superação do descolamento entre ciência e produção”, afirma. “Esse governo tem cumprido o dever histórico de ampliar cada vez mais a participação da ciência, tecnologia e inovação na economia goiana”, disse.

O governador aproveitou para reafirmar as parcerias com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e elogiou o “comportamento republicano” do prefeito Maguito Vilela. “Esse parque é um divisor de águas no desenvolvimento de Aparecida de Goiânia”, sublinha Marconi. Adiantou que o Estado estuda a criação de outros dois distritos industriais, um numa área próxima ao Centro de Aparecida, e outro no Setor Garavelo.

Com os parques e condomínios tecnológicos, disse Marconi, o governo de Goiás contribui decisivamente para a instalação de empresas de altíssimo valor agregado, centros de pesquisas e atração de massa crítica. O governador destaca que a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapego) destinou este ano R$ 200 milhões para projetos de inovação tecnológica e de pesquisas.

O EMPREENDIMENTO
O Inov@parecida está sendo instalado em uma área de 235 mil m², com 67 lotes de tamanhos entre 1 mil e 7 mil m². Cerca de 30% do empreendimento é formado por áreas verdes, contando também com um fluxo natural de água.

O parque foi planejado de forma a atender as demandas por áreas e serviços tecnológicos e de apoio de empresas inovadoras, principalmente aquelas com foco nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), Energias Alternativas e Eficiência Energética.

Nas fotos, governador Marconi Perillo, vice-governador José Eliton, prefeito Maguito Vilela, secretário Mauro Faiad e autoridades durante lançamento, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, do Parque de Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia.

Rua 82 s/nº Palácio Pedro Ludovico Teixeira 2ºAndar Setor Sul CEP 74015-908

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento